Thursday, December 23, 2010

Tranformando vidas através dos bons exemplos

Recomendo hoje 2 livros. Um para ser lido a jovens que não tem hábito de ler e outro como fonte de inspiração para que possamos transformar também o sistema penitenciário num centro educacional, restaurador.

“Sonhe Alto” do Dr. Ben Carson

Há alguns anos atrás, o livro me foi recomendado por um empresário que conheci na net e após a leitura fiquei tão maravilhada que sempre o mencionei como uma fonte transformadora.
Mês passado recebi uma ótima notícia que gostaria de compatilhar com todos os leitores. Um amigo resolveu levar a leitura do livro para um grupo de jovens adolescentes que moram em bairros de extrema violência, os quais não tinham o hábito de ler.
Ao passo que ia lendo para os jovens, ia me informando (de vez em quando) como os jovens estavam reagindo. Desta maneira pude acompanhar um pouco o processo.
Não irei citar nomes, apenas irei informar o pouco que sei.
Os jovens a princípio começaram a se identificar com a biografia do Dr. Ben Carson e começaram a se interessar pela sua história.
Com o desenvolver da leitura, algumas mães também pediram para ler o livro (após o término da leitura para os jovens). Mas o melhor veio de supetão.
Numa das reuniões, uma das mães contou que sua filha começara a ler e ela (a mãe) então começou a lhe comprar livros. E a moça passou a ler todos os livros que sua mãe lhe trazia.
Quanto aos outros jovens ainda  não sabemos ao certo como o livro influenciará as suas vidas, mas continuaremos trazendo os bons exemplos para que eles possam saber que é possível reverter o quadro em que se encontram.


“It’s always possible” (traduzindo: É sempre possível) de Kiran Bedi

Kiran Bedi tem uma vida surpreendente. Ela dirigiu umas das prisões mais difíceis da Índia, "Tihar Prison".
Sem recursos do governo, contando apenas com  voluntários, converteu a prisão num centro de aprendizagem e meditação.
É um exemplo para aqueles que pensam que as coisas não são possíveis e que uma andorinha não faz verão.
Lamentavelmente o livro e a palestra (segue abaixo) ainda não foram traduzidos para o português, mas a palestra foi traduzida para o espanhol que não deixa de ser o idioma mais próximo do português .
Caso alguém decida traduzir para o português, lhes avisarei.
Para acionar as legendas do vídeo, por favor cliquem em “view subtitles” e escolham o idioma.


Para os leitores que entendem inglês, existe um filme/docmentário sobre sua vida chamado  “Yes Madam, Sir”. Não consegui achar em lugar algum. Se alguém souber onde encontrá-lo por favor nos informe.

O trailer se encontra no youtube (nos links abaixo).



Deixo aqui também um link para uma entrevista com Kiran Bedi sobre as qualidades que fazem alguém alcançar o impossível. (em inglês)


Para finalizar o post, deixo as palavras de Kiran Bedi (herança de seus pais):

“A vida se encontra num declive. Ou você sobe ou você desce.”

“100 coisas acontecem na sua vida, boas ou ruins. Destas 100, 90 são sua própria criação. As boas
 são sua criação, aproveite-as. Se são ruins, são sua criação; aprenda com elas.
10 são produto da natureza, e não se pode fazer nada; como a morte de um familiar,  um ciclone ou um terremoto. Não se pode fazer nada a respeito, a não ser responder à situação. Mas esta resposta sai destes 90 pontos.” 

Feliz natal para quem comemora e um maravilhoso 2011.






No comments: